sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO; "CIDADE LIMPA, COMUNIDADE SAUDÁVEL"










PÚBLICO ALVO: alunos, funcionários da escola, família dos alunos, comunidade circunvizinha

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar à comunidade escolar e circunvizinhança da escola, mudança de hábitos comportamentais em relação aos cuidados com o ambiente, visando melhor qualidade de vida para todos.

JUSTIFICATIVA:
Pensando no bem estar da cidade e das pessoas que nela vivem, a Secretaria de Educação propôs a todas as escolas da rede municipal de Irecê a elaboração e implementação de projetos que venham contribuir efetivamente com a preservação e cuidados voltados para o bem de todos os cidadãos ireceenses.
Diante das dificuldades observadas no bairro em que a escola está inserida, bem como em toda a cidade, em relação aos cuidados com o meio, após uma pesquisa com os pais, conversas e visitas pelo bairro da escola com os alunos, optou-se por trabalhar com um projeto que venha contribuir com a melhoria na qualidade de vida de todos.
Nas entrevistas os pais explicitaram preocupações tais como: sujeira das ruas com lixo e esgotos a céu aberto, lixo colocado na rua fora do dia de coleta, dentre outros. Na visita pelo bairro da escola as crianças detectaram também a questão do lixo e dos esgotos, e principalmente a sujeira do terreno ao lado da escola, onde serve como depósito de lixo para a vizinhança.
Assim sendo a escola irá trabalhar com o projeto CIDADE LIMPA, COMUNIDADE SAUDÁVEL, buscando trabalhar a conscientização de todos sobre os cuidados para uma vida saudável, e buscar a atenção do poder público no que for da sua responsabilidade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Quanto lixo produz uma família? Para onde vai esse lixo?
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado em outros países. De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.
O lixo é um problema relativamente recente, já que, há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos - facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua "composição" também mudou. Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas (mais de 100 anos para decompor), papéis (de 3 a 6 meses) e vidro (mais de 4.000 anos).
Mas o problema não é, propriamente, a característica do lixo produzido, mas sim, o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.
Outro aspecto importante da reciclagem, além da consciência ecológica, é o fator social. A coleta de material reciclável é, muitas vezes, a única fonte de renda dos catadores. Devemos saber que toda embalagem reciclável, antes de ser jogada no lixo seletivo, deve ser lavada para não atrair insetos, nem ficar com cheiro forte.
O lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, causando sérias doenças na população. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, mosquitos da dengue como acontece em nossa região e em todo o país. Esses insetos são transmissores de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acúmulo de lixo e a sua falta de tratamento, entre elas as principais são a febre tifóide, peste bubônica, dengue, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças.
A proliferação de insetos no lixo é um grave problema de saúde pública, e a melhor solução para esse grave problema ainda é o tratamento do lixo, a Coleta do Lixo e os aterros sanitários, além da conscientização da população a respeito da importância de diminuir a produção de lixo. Podemos fazer muito por esta causa, através de atitudes simples do nosso cotidiano, trocando mercadorias descartáveis por reutilizáveis ou recicláveis, abdicando de sacolas plásticas e sacos de lixo e optando por sacolas de feira, tão mais bonitas e menos prejudiciais, e acima de tudo separando o Lixo seco do Lixo Orgânico.
Assim, procuramos realizar um trabalho ambiental voltado para a coletividade, buscando junto com a sociedade melhoras em nosso dia-a-dia, em nossa saúde e formando um ambiente mais saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente;
*Valorizar atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos:
*Promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade;
*Despertar a consciência critica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola, no bairro, na cidade e no mundo;
*Desenvolver uma visão local dos problemas ambientais relacionados à falta de reciclagem do lixo;
*Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação de toda a comunidade escolar, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
Promover em toda a comunidade escolar o sentimento de pertencer ao espaço em que vive, cuidando e preservando.

METODOLOGIA:

As atividades serão realizadas através de palestras, oficinas, apresentações teatrais, leituras iversas, conversas na roda com as crianças.
ATIVIDADES: (com as crianças)
-Leitura de textos diversos (informativos, histórias, poesias, músicas, etc.)
-Construção de maquetes
-Escrita de cartas para instituições parceiras
-Produção de cartazes
-Leitura de imagens
-Visitas no bairro
-Oficinas com material reciclável (construção de brinquedos)
-Apresentação teatral
-Produção de caderno de receita (culinária)
-Atividades dirigidas (cruzadinha, auto-ditado, graficos, ilustrações)

ATIVIDADES COM OS PAIS E COMUNIDADE:

Palestras
Oficinas (Culinária, construção de pufs e vassoura, preparo de sabão com restos de óleo)
Passeata

RECURSOS MATERIAIS;
Papéis variados, lápis diversos, pincel, tinta guache, TNT, cola, fita adesiva, tesoura, materiais recicláveis diversos (garrafas pet, vidro, papel, latinhas, etc.), aparelho de Data Show, equipamento de som, DVD, TV

Um comentário: