sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO: " O MUNDO ENCANTADO DO DESPERTAR PARA A LEITURA"




.
..É necessário brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio e pião...
(José Paulo Paes)





OBJETIVO GERAL:

Promover a cultura da leitura na escola envolvendo toda a comunidade escolar: alunos, famílias, funcionários de apoio, professoras, equipe gestora, propiciando a todos, vivências e experiências que permitam perceber a leitura e a escrita como instrumentos necessários à vida.


JUSTIFICATIVA:

Acreditando que o contato sistemático com leituras diversas propicia ao individuo inúmeras possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade, encontradas tanto nos livros quanto em outros agentes de leituras, elaboramos um projeto permanente de leitura, onde estaremos fomentando nos alunos, familiares e funcionários da escola, o gosto pela leitura, oferecendo de forma mais sistemática momentos de leitura em situações diversas.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Propiciar aos alunos, funcionários, e familia dos alunos:

*Construção do hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
*Familiarização com histórias e ampliação dos seus repertórios.
*Participação em situação de conto e leitura de histórias.
*Facilidade de se expressar em público.
*Desenvolvolvimento da oralidade.
*Vivências de leitura e escrita como algo prazeroso.
*Promoção de momentos de leitura entre as famílias.
*Conhecer a vida e a obra de alguns autores.

PÚBLICO ALVO:
Professores, alunos, funcionários da escola, família dos alunos.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Livros e outros portadores textuais, livros doados pela Fundação Educar, papéis diversos, fita adesiva, pincéis, lápis diversos, fantasias, fantoches, TV, video, som.

ATIVIDADES:
-Conversa na roda sobre o projeto
-Aberturas coletiva no pátio realizada pelos professores e alunos, pelo pessoal de apoio, pela equipe gestora.
-Promoção de momentos de leitura em ambientes diversos (sala, pátio, parque, praças, bibliotecas, outra escola – creches Lioness e Nova Dimensão);
-Encontros de leitores (pais e filhos, professores);
-Utilização de varal literário para os pais
-Convidar funcionários da escola para ler histórias ou recitar poemas nas salas com os alunos;
-Empréstimos de livros para os alunos levarem para casa;
-Empréstimos de livros para os pais;
-Convidar pessoas da comunidade para contar histórias ou recitar;
-Leituras e escrita de diversos gêneros textuais: poesias, quadrinhas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, cantigas, contos folclóricos;

CULMINÂNCIA:

DIA FESTIVO - SEGUNDO SEMESTRE - Apresentação de peças teatrais – histórias, musicais, recitais de poesias, cantigas de roda.

OBSERVAÇÃO:
Este é um projeto permanente da escola. Foi trabalhado durante o ano de 2009 e continuamos trabalhando este ano de 2010 com as devidas alterações.

DIRETORA: Marileide Martins Lima
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Maria Madalena Damasceno Pereira
ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO: Professoras e equipe gestora

SUGESTÕES:
POESIAS: Núbia Paiva, Vinicius de Morais (leitura e poesias musicadas), Cecilia Meireles, José Paulo Paes, Elias José, Lalau e Laurabeatriz, Paulo Laminski.
ACERVO DA ESCOLA:
Revistas, livros infantis, jornal O Brasileirinho, Amigos da natureza.

BIBLIOGRAFIA:
1.Referencial Curricular para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
2. Referencial Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Irecê, 2009.





Nenhum comentário:

Postar um comentário