segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ATIVIDADE- OFICINA TECNOLÓGICA DA PÓS EM GESTÃO ESCOLAR

ATIVIDADE – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA NOME DA CURSISTA: MARILEIDE MARTINS LIMA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA INFÂNCIA ENDEREÇO DO BLOG- http://emnossainfancia.blogspot.com.br/ CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA A Escola Municipal Nossa Infância, até o ano de 1996 funcionava no Centro social Urbano (CSU), órgão do estado, uma escola de Educação Infantil, com profissionais pertencentes ao Estado. Em 1998 passou a funcionar como escola municipal, sendo uma extensão do colégio Odete Nunes Dourado, atendendo crianças de 4, 5 e 6 anos, mantida pela prefeitura municipal, no governo do Prefeito Adalberto Lélis, tendo como gestora a professora Lucieide Menezes. No ano de 2001 foi transferida para o espaço da Igreja Catedral da Esperança, atendendo a mesma faixa etária, recebendo o nome de Escola Municipal Nossa Infância, devido a uma parceria com a Escola Nova Nossa Infância de Salvador, tendo como gestora a professora Gleivia Márcia Rodrigues, que permaneceu até o ano de 2005. Em 2003, ainda na gestão de Adalberto Lélis passou a funcionar na sede própria, antiga Escola Elite, na Rua Índio Mamede, atendendo 200 crianças de 4 e 5 anos. O espaço contava com 4 salas de aula, 1 pátio coberto, secretaria, sala de professores, cantina, 2 banheiros e parquinho Em 2006, na gestão do prefeito Joacy Nunes Dourado, foi feito a ampliação, acrescentando mais duas salas de aula, brinquedoteca e adaptação dos banheiros à faixa etária. Passou a atender 300 crianças de quatro e cinco anos, atendendo assim a demanda de vagas para as crianças dos bairros circunvizinhos. No período 2006 a 2007 teve como gestora a professora Maria de Lourdes Cambuí. No ano de 2008 passou pela gestão da professora Lucieide Menezes. No ano de 2009 até o presente momento encontra-se sob a gestão da Professora Marileide Martins Lima, onde procura junto a equipe realizar projetos educativos para e com os alunos e que venha envolver a participação de todos. Desta forma, procura-se fazer com que esta gestão seja mais democrática possível, incentivando a todos (as) a participarem nas decisões a serem tomadas pela escola, também na reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP), onde através de discussões e reflexões, procura-se retratar a realidade desta escola, na construção coletiva das diretrizes, princípios e propostas que nortearam as ações desenvolvidas na escola. Segundo o professor Libânio (2004, s/p.): Alguns princípios da organização do trabalho pedagógico e da Gestão escolar ancorados numa perspectiva democrática são sustentados a partir da autonomia das escolas e da comunidade educativa, envolvimento da comunidade escolar no processo escolar, formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar, avaliação compartilhada e relações assentadas na busca de objetivos comuns. Acredita-se ser de fundamental importância a cooperação e a parceria de todos (as) para se conquistar uma educação de qualidade. Não há dúvidas de que o fazer coletivo, articulado e participativo propicia novas possibilidades de relações entre os atores envolvidos no processo educacional, melhorando o diálogo e a convivência no ambiente escolar. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA A equipe da escola é formada por 12 professoras, 6 atendentes de classe, 1 diretora, 1 vice-diretor, 2 coordenadora pedagógica, 1 secretária, 3 professoras itinerantes, 3 merendeiras, 3 auxiliares de serviços gerais (limpeza), 2 auxiliares de apoio e 2 vigias. Esta escola é situada na sede, e atende cerca de trezentos alunos (dos grupos quarto e cinco), composta por pessoas comprometidas com uma Educação de qualidade. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA O espaço fisico da escola é composto por 6 salas de aula com mobiliarios adequados à faixa etária, banheiro para os adultos, dois banheiros para as crianças adaptados para a faixa etária, um pátio coberto, secretária/diretoria, sala dos professores, almoxarifado, cantina, sala de recursos multifuncionais e parque com areia . PERFIL DOS ESTUDANTES Nossa comunidade escolar é formada por filhos de servidores públicos, agricultores, trabalhadores do comércio local, domésticas, trabalhadores autônomos, etc. A maioria residem em casas alugadas ou cedidas, bem como em residências do programa Minha casa, minha vida do Governo Federal. Há uma estrutura famíliar muito diversa; algumas famílias com padrão dito tradicional, outras que moram só com as mães e outros só com os avós. Muitas dessas crianças tem pouco ou nenhum acesso a cultura, o que aumenta ainda mais a responsabilidade da escola no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas que facilitem às crianças e seus familiares o acesso à cultura. PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO A Escola Municipal Nossa Infância atende um público que não se estende somente aos moradores do bairro, mais as crianças dos bairros circunvizinhos. São poucos alunos atendidos do próprio bairro. Encontramos vários tipos de moradias, seja, casas próprias, alugadas ou cedidas por parentes. As famílias destes alunos possuem situação financeira de classe baixa à média. No entorno do bairro da escola, possuem mercadinhos e bares. No bairro não possui transporte coletivo (ônibus), somente serviço de mototaxistas, possui rede de esgoto, saneamento básico e Unidade de Saúde da Família (PSF)

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